Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Quadrinhos e os editais culturais


Publicar uma HQ nunca foi tão fácil. Com o mercado nacional de histórias em quadrinhos dando passos seguros em direção a uma profissionalização, um número maior de publicações brasileiras é encontrado, principalmente em livrarias. No entanto, apesar de uma notável melhoria na última década, existe uma enorme diferença entre a proporção de autores de qualidade e o número de trabalhos que as editoras conseguem publicar. Cabe então ao autor se autopublicar. Usar a Internet como meio é sempre uma opção, mas o material impresso ainda é a melhor forma de se fazer ser lido. Mas como bancar os altos custos dessa produção?

Os editais de incentivo vêm se consolidando no Brasil como grandes financiadores culturais. Enquanto alguns criticam o assistencialismo dessa medida, outros alegam que a cultura no Brasil ainda não possui força de mercado suficiente para sustentar seus talentos. Alguns áreas, como cinema para citar um exemplo, são inteiramente dependentes das leis de incentivo (está aí para confirmar a logomarca da ANCINE no início da maioria dos filmes realizados no Brasil).

Aos poucos as histórias em quadrinhos vão figurando nestes editais. Se por um lado elas são contempladas nos editais voltados para literatura (concorrendo com uma infinidade de livros), em alguns casos já surgem editais específicos para a nona arte. O maior exemplo no Brasil é o PROAC, do Governo do Estado de São Paulo, que vem financiando algumas das melhores obras (com algumas exceções) lançadas no Brasil nos últimos anos. Algo importante a citar é que existe a opção do autor apresentar seu trabalho pronto a uma editora. Dessa forma o autor pode potencializar a distribuição de seu trabalho e utilizar os recursos de impressão para remunerar seu trabalho prévio.

No Ceará, várias obras já tiveram auxílio de editais para serem publicadas, como 7Dayz, de Vitor Batista, e Ariosto - A evolução natural do conquistador, de João Belo Jr. No ano de 2011 dois editais abriram espaço para a inscrição de histórias em quadrinhos do estado. A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará possibilitou a inscrição de quadrinhos no seu Edital de Incentivo às Artes. Serão de 2 a 4 projetos de HQs contemplados, de até R$ 25.000,00 (mesmo valor do PROAC). O Programa Banco do Nordeste de Cultura também cita os quadrinhos em seu edital, mas não tem uma categoria própria para os mesmos, obrigando os projetos a concorrerem na área de literatura, num edital já complexo por se tratar de toda a região nordeste. Vale salientar que ambos os editais são realizados anualmente, geralmente no segundo semestre.

Esse ano já começou com um edital aberto para quem mora na cidade de Fortaleza. Desde 15 de dezembro do ano passado estão abertos os editais das artes da Secretaria da Cultura de Fortaleza. Os editais contemplam diversas áreas, incluindo LITERATURA, LIVRO E LEITURA, possibilitando a inscrição de projetos de realização de Histórias em Quadrinhos ou de ações culturais relacionadas a Quadrinhos. Serão selecionados pelo menos 10 projetos e 9 ações culturais, que serão apoiados pela secretaria municipal de cultura, com um valor de até R$ 10.000,00. Como é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, é obrigatório que o inscrito comprove residência na capital a pelo menos dois anos. Isso não impede que os inscritos desenvolvam projetos com pessoas de outras cidades e estados. As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro e o edital completo se encontra aqui.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário