Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

DQN - Quadrinho Celebrando a Cultura Brasileira

O Dia do Quadrinho Nacional é uma data que celebra em todo o Brasil a publicação da primeira HQ publicada em nosso país: Nhô Quim do ítalo-brasileiro Angelo Agostini em 1869. A celebração desta data não possui apenas um viés histórico na medida em que presta-se a discutir o Quadrinho num contexto amplo ligado a aspectos culturais, mercadológicos e de entretenimento.

- O Dia do Quadrinho Nacional é uma data que vem sendo comemorada na cidade há 3 anos, mas no Brasil a data é comemorada desde 1984 (27 anos).

- A data 30 de janeiro, um marco para a História dos Quadrinhos Brasileiros, é uma homenagem à obra de Angelo Agostini e a publicação da primeira História em Quadrinhos do Brasil. A celebração por conseguinte se dá tradicionalmente no sábado mais próximo à referida data.

- O Dia do Quadrinho Nacional representa uma celebração da CULTURA BRASILEIRA, sua arte, sua relevância e seus produtores. Para a sociedade é um momento de refletir sobre a produção nacional e sobre a arte sequencial no contexto do Brasil de hoje, valorizando o que é nosso para que ele simplesmente não deixe de existir amanhã.

- O Dia do Quadrinho Nacional é um evento GRATUITO, não são cobrados ingressos nem inscrições de nenhum tipo.

- Artistas e produtores independentes, editores, faneditores terão espaço garantido para divulgação, promoção e venda de seu material. Basta entrar em contato pelo e-mail forumdequadrinhosdoceara@gmail.com.

As comemorações do Dia do Quadrinho Nacional 2012 acontecerão no dia 28 de janeiro, das 8h às 18h, na Gibiteca de Fortaleza, espaço da Biblioteca Dolor Barreira, Av. da Universidade 2572.

Um comentário: