Páginas

sábado, 12 de novembro de 2011

FQCE no FIQ - PARTE 2

O FIQ continua! A comitiva que representa o FQCE segue circulando pelo evento e conhecendo grandes artistas, como a norte americana Jill Thompson (que almoçou com o artista cearense Geraldo Borges) e os nacionais Gabriel Bá, Fábio Moon, Rafael Grampá, Gualberto (que elogiou os artistas cearenses durante um painel sobre perspectivas para o mercado de quadrinhos brasileiros), Eduardo Medeiros (que reencontrou o ex-colega Diego José, um dos nossos representantes, depois de vários anos), Estevão Ribeiro (que trocou figurinhas com o cearense Zé Wellington sobre quadrinhos e literatura fantástica), Victor Cafaggi (que pôde conhecer pessoalmente o coordenador do fórum Luís CS), Sidney Gusman (que chegou à nossa mesa fazendo uma típica saudação cearense: IEI!), Marcelo Saravá, Leonardo Melo, Eric Ricardo, Cadu Simões, Mateus Santolouco, Flavio Luiz e muitos outros.

Os painéis do FIQ estão abordando temas interessantes sobre produção de quadrinhos e a formação (ainda incompleta) de um mercado nacional. Todos os convidados são uníssonos ao falar sobre o número elevado de lançamentos de quadrinhos nacionais no evento e sobre a qualidade do material independente, porém alertam que ainda há muito que se caminhar em direção a um mercado ideal, que possa EMPREGAR quadrinistas.

Luís CS e Zé Wellington tiveram a oportunidade de fazer uma oficina com o roteirista Wander Antunes, brasileiro que faz sucesso na Europa, que alertou para a oportunidade de trabalhar nos mercados francês e espanhol, que são receptivos a trabalhos brasileiros. Diego José teve a oportunidade de participar de uma oficina com os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, os artistas brasileiros mais premiados da atualidade. Geraldo Borges participou de uma avaliação de portfólio com a agência coreana Komacon. Solange Pitombeiras foi mais além e participa de quatro avaliações (duas para o mercado americano, e ainda mercados europeu e asiático).

Diversos títulos "ilustram" a mesa do Fórum de Quadrinhos do Ceará, entre eles: Rafaga (Zé Wellington e Demétrio Braga), Oigo (Diego José), Fantasma Escarlate (Fernando Lima), Herói Z (JJ Marreiro e Fernando Lima), Strano (Wilson Vieira e outros autores), Rato do Prédio (Falex Vidal), Ariosto (João Belo Jr.), Foi eu que fiz isso aí (Denílson Albano), Foco (Catarina Brothë e Marcus Rosado) e Gattai Zine (vários autores). E eles estão saindo bastante. É legal ver tantas crianças comprando quadrinhos!

Enfim, ainda tem água para rolar e muitos contatos para serem feitos!

Diego José e Marcus Rosado assinam o painel do FIQ.

Gualberto e Sidney Gusman no painel sobre perspectivas para o mercado de quadrinhos nacional.
Marcelo Saravá, do Quarto Mundo, exibe suas aquisições na mesa do FQCE.
Jill Thompson numa incansável sessão de autógrafos.
O roteirista Wander Antunes em sua oficina sobre quadrinhos.
Maurício de Sousa e Marcus Rosado.
Gabriel Bá, Zé Wellington e Fábio Moon.
Luís CS e Victor Cafaggi.

4 comentários:

  1. Finalmente notícias do away team! Belo texto, Zé. Bem resumido, informativo e empolgante:) ABração turma.

    ResponderExcluir
  2. Meus caros, tenho certeza que vocês representaram os interesses do fórum de maneira impecável. Fica aqui registrada minha admiração.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS TURMA!! ESTAMOS SENDO MUITO BEM REPRESENTADOS NO FIQ. FORÇA SEMPRE!!

    ResponderExcluir
  4. Demais pessoal, parabéns!
    uma amostra dos artistas do ceará no FIQ, beleza.
    Abraços

    ResponderExcluir