Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Painel FQCE-FiQ-NY Comic Con

O FIQ 2011 que aconteceu entre os dias 9 e 13 de novembro recebeu uma comissão de artistas do Fórum de Quadrinhos do Ceará. Luis CS, Diego José, Zé Wellington e Marcus Rosado levaram publicações suas e de outros grupos de produtores do estado com o objetivo de divulgá-los e promover um intercâmbio com outros artistas e produtores.

O Painel FQCE-FIQ aconteceu durante o Quadrinhos em Debate: Produção de Eventos. A mesa redonda sobre Produção de eventos contou com vários produtores de eventos da cidade de Fortaleza e terá seu áudio disponibilizado em breve aqui no FQCE.blogspot. Quem não conseguiu comparecer poderá saber como foi o papo dentro em breve. Para 2012, além da comemoração do DQN (Dia do Quadrinho Nacional) estão programadas novas edições do Quadrinhos em Debate além de lançamentos de revistas e outros eventos incluindo a visita de um TOP 10 dos brasileiros no mercado de quadrinhos americano. O FQCE também estará dando suporte técnico na realização da 1a. COMIC CON FORTALEZA.

Coordenando a jornada ao lado de Luis CS estava Zé Wellington (editor do Grupo Gattai e representante do FQCE em Sobral) que lançou em BH a revista RAFAGA (da editora Quadrix) e a independente GOSTO RUIM, parceria com Paulo Fernando e Silvio DB. preview aqui. Por motivos de compromissos agendados anteriormente não pudemos contar com Zé Wellington no Painel promovido na Gibiteca. O áudio contém a participação especialíssima de Alexandre Vidal (Falex) que compartilhou suas experiencias na NY Comic Con. Para ouvir o áudio faça o Download no link abaixo ou clique no player.

PAINEL FQCE-FiQ-NYcc DOWNLOAD

4 comentários:

  1. Muito legal, estou torcendo pra que o evento role e seja incrível! aguardo o dia pra anotar nna agenda. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Droga! Não acredito que perdi essa.
    Espero por comparecer na próxima edição com uma publicação própria e rever os amigos, parabéns a todos pelo evento. Parabéns pro Zé, camarada legal de Sobral, abraço!

    P. S. Quando está prevista a 1a. COMIC CON FORTALEZA?

    ResponderExcluir
  3. Fala, galera!

    Realmente uma pena eu não ter podido estar no bate-papo, como eu já tinha adiantado ao JJ ao me convidar. Diego, Luís e Marcus falaram bem sobre a nossa experiência no evento, mesmo sendo difícil descrever o quão legal foi estar lá.

    A editora que o Diego cita é a BALÃO EDITORIAL (do Guilherme Kroll). Tinha ainda a Editora Nemo (capitaneada pelo roteirista Wellington Srbek) e a Zarabatana, que estava dentro do estande do coletivo Pandemônio Comix. As três publicam quadrinhos nacionais. Sei que o FIQ ainda tem muito a melhorar no quesito de participação das mesmas, mas a participação dessas três já demonstra uma mudança de paradigma. E ainda tinha a Komacon, agência coreana que procurava trabalhos prontos pra lançar na Ásia.

    Ah, eu não conhecia ninguém lá dentro do FIQ! Pra que não façam um mal julgamento dos organizadores, fiz contato como qualquer pessoa, via e-mail e fui prontamente respondido em todas as minhas solicitações (em algumas delas recebi retorno por telefone). Nâo sei de que forma o Diego fez o contato, mas a minha impressão da organização foi das melhores.

    E como foi falado, é legal imaginar o Fórum como artistas trabalhando juntos, à exemplo dos coletivos Pandemônio e Quarto Mundo que chamaram muita atenção no FIQ. Foi bacana demais levantar a bandeira dos quadrinhos cearenses em Minas.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  4. Opa é isso ai Zé, não quis dizer que você tinha nenhum esquema lá dentro rs... Mas é que você estava na frente dos contatos! Ei, ainda quero meu review do Oigo! Vou te mandar uma versão digital, se puder me manda uma versão digital da Rafaga, que eu ainda quero ler! Até mais!
    DJ.

    ResponderExcluir