Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Quarto Mundo, uma marca, um manifesto, uma busca




Já faz algum tempo que as pessoas estão percebendo um barulho diferente no mercado editorial de quadrinhos. É um ruído que sempre existiu, sempre teve a sua importância, mas que agora está tomando uma outra forma, está ganhando um corpo próprio.
É com essa proposta de ser uma nova forma de se organizar que surgiu o Quarto Mundo.
Seu nascimento oficial aconteceu durante o 5º FIQ - Festival Internacional de Quadrinhdo de Belo Horizonte/MG, em outubro de 2007, formado por um grupo atuante de quadrinhistas, o coletivo se propõe a ajudar a distribuir, vender, divulgar e trocar experiências de produção de revistas independentes, procurando soluções para contornar os problemas relativos à essa produção em nosso país.
 
 

O Quarto Mundo não é uma editora, não tem sede, proprietários, nem tampouco se limita ao grupo atual. Ele é uma marca, um manifesto, quase a busca de criar um termo novo, com um todo de sentido para os diversos artistas que estão por aí bancando suas publicações e vendendo no corpo-a-corpo.

O Quarto Mundo, além de um selo independente, é uma aliança de pessoas que publicam histórias em quadrinhos com seriedade e compromisso com a qualidade. Por isso, não se surpreenda se você vir este selo estampado nas capas das publicações independentes de todo o país.

O Quarto Mundo foi contemplado com quatro prêmios da área dos quadrinhos: Troféu HQMIX - Contribuição do ano (2008), Troféu Jayme Cortez (2009), Prêmio Bigorna - Contribuição à HQB (2009) e o DB Artes - Homenagem Especial - 2009.
Vários de seus membros e publicações ganharam premiações individuais ao longo destes quatros anos.

No site, http://4mundo.com/, é possível conhecer os autores que fazem parte e as suas produções, ler o Manifesto Quartomundista para entender a filosofia que está por trás do coletivo, baixar os Informativos e saber os momentos que marcaram a sua trajetória.
 
(o texto acima foi enviado pelo cartunista Will ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário