Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Curso de Quadrinhos FQCE e Oficina de Desenho Infantil: Abertas as inscrições!



Pensando em investir na formação de novos profissionais e leitores, o FQCE em parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza lança o CURSO DE QUADRINHOS FQCE e a Oficina de Desenho Infantil. Ambos ocorrerão no espaço da Gibiteca de Fortaleza (AV. Universidade, 2572). Os cursos serão gratuitos e visam difundir as histórias em quadrinhos também em seu caráter formativo e educacional.

A Oficina de Desenho Infantil se inicia em 13 de abril indo até dia 27, com a seleção para as vagas realizada no dia 13 de abril. Valdeci Carvalho (criador da Turma do Davi) será o mediador dos encontros que prometem muita diversão para a turma de 6 a 15 anos.

O Curso de Quadrinhos será ministrado por Diego Silveira, Diego José, Fernando Lima e JJ Marreiro e é dirigido para a faixa etária dos 16 anos acima. O programa inclui Argumento, Roteiro, Desenho, Arte-Final, Acabamento e Diagramação digital. Ao longo do curso os participantes poderão desenvolver e aprimorar suas próprias HQs e personagens e a produção de um material institucional (com tema voltado à utilidade pública) está prevista para a conclusão do curso. Só serão certificados os alunos que concluírem a produção do material institucional e cumprirem 80% no critério de presença. As vagas são limitadas.  


CURSO FQCE (15 anos acima) INSCRIÇÕES AQUI

Oficina de Desenho Infantil (6 aos 14 anos) INSCRIÇÕES AQUI

PERGUNTAS FREQUENTES:

Precisa saber desenhar pra fazer o curso de quadrinhos?
Não. Partimos do pressuposto que a coisa mais importante numa História em Quadrinhos é a História. O mais importante é fazer uso narrativo do desenho para passar a mensagem. O curso se encarregará de instruir o participamte em fundamentos técnicos.

Os formulários de inscrição não são um pouco complexos para o público infantil?
O pais ou responsável pode responder pela criança.

A Oficina infantil terá seleção por prova?
Sim.

Quantas vagas terá o Curso de Quadrinhos e quantas vagas estão disponíveis para a Oficina de Desenho Infantil?
Cada turma terá 19 alunos.

6 comentários:

  1. e quem não saca de desenho mas gosta desse universo volga participar do curso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Disciplina História em Quadrinhos trata de criar histórias primordialmente. A coisa mais importante numa História em Quadrinhos é a história, o desenho é um dos vários recursos que podem ser usados para concluir a criação de uma HQ. O curso focará principalmente no uso narrativo do desenho.

      Seguem exemplos de autores de quadrinhos cujo desenho não é o elemento principal da narrativa:
      http://jjmarreiro.blogspot.com.br/2010/08/lucy-e-sky-pirando-professora.html
      http://armagem.com/?p=337
      http://adao.blog.uol.com.br/
      http://joaomontanaro.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. E quem não consegue fazer nem palitinho, mas entende de roteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São todos. Repetindo o que o JJ disse: quadrinhos são essencialmente uma forma de se contar uma história, uma linguagem própria. Vc aprenderão como se utilizar dessa linguagem, a das narrativas gráficas ou da arte sequencial, para fazer suas histórias. E, apesar de ser o mais comum, não só de desenhos se vive quadrinhos: vc pode fazer quadrinhos com fotos, dedoches, palitos de fósforo, enfim, com tudo.

      E, lembrem, é um curso, ou seja é a oportunidade de aprender. Se vc não sabe, então faça curso q aprenderá, entendeu?

      Excluir
  3. Onde vai ser realizada a prova, será na gibiteca?

    ResponderExcluir