Páginas

domingo, 3 de março de 2013

A TURMA DA MÔNICA EM MINHA VIDA





 


Este mês de março de 2013 a personagem Mônica criada por Mauricio de Sousa, completa 50 anos e para comemorar este seu aniversário de meio século de existência, nada melhor do que lembrar nesta coluna muito especial, uma memória afetiva que tenho deste personagem que amo muito.

Era o ano de 1988, e eu estava nesta época com apenas 9 anos de idade, e durante aquele ano  minha tia vinha para casa da minha mãe regularmente de dois em dois meses para fazer revisão do tratamento de um câncer que ela teve anos antes e se curou graças ao tratamento. Toda vez que ela vinha ficar aqui em casa para ir ao médico... Eu, meu irmão e minha mãe, íamos deixa-la na parada de ônibus e a noite quando ela voltava íamos espera ela na mesma parada. Mas esse regresso da clínica para casa da minha mãe, feita pela minha tia, se tornou fundamental, para criar o meu carinho e fascínio pela personagem Mônica.


Toda vez que minha tia descia daquele ônibus, trazia em sua bolsa presentes maravilhosos em forma de revistas da Turma da Mônica, que ela dava para mim e para o meu irmão. Quando eu chegava à casa de mamãe, devorava estas revistas maravilhosas que ela nos dava. Gostava tanto de ler Mônica nesta época, que lia escondido as do meu irmão que eram diferentes das minhas. Por isso esperava ansioso as visitas da minha tia. Aguardando ganhar mais e mais revistas da turminha criada pelo Mauricio de Sousa. Nos meses que a minha tia não vinha, eu perturbava minha mãe para comprar ou deixava de merenda para investir o dinheiro em mais uma edição mensal da Mônica ou de sua turma. Isso feito pela minha tia foi tão importante que a Mônica se tornou minha primeira coleção de quadrinhos que tive com regularidade.


No final daquele ano de 1988, minha tia novamente praticando o seu ritual nos trouxe algo de diferente das revistas convencionais da turminha, só que desta vez ela apenas tinha comprado uma edição para ser dada para mim e meu irmão... Era o Almanacão de Férias número 4 da Turma da Mônica, que ficamos encantados por trazer reedições de histórias em quadrinhos da turminha da Mônica e o mais importante, tinha em seu interior muitas atividades como cruzadinhas, desenhos para pintar e etc. Lembro-me como se fosse hoje, que a primeira história deste Almanacão foi intitulada de: A Galinha de Tróia e a primeira atividade que eu fiz foi colorir um desenho que tinha a Mônica e o Anjinho.


Dois anos antes de minha tia falecer (ela morreu em 2001, em decorrência de uma doença respiratória) perguntei para ela porque ela dava de presente para mim e meu irmão aquelas revistas da Mônica. Ela respondeu isso para mim: “Por eu não ter tido nenhum filho, eu considerava você e seu irmão como filhos para mim. E como gosto muito de ler até hoje... Dava de presente para vocês revistas em quadrinhos, que era a leitura que achava adequado para idade de vocês na época”. Fiquei muito feliz ao saber disso!!!



                                                                                                       

2 comentários:

  1. Gostei muito da leitura dessa suas memórias, Eduardo!! É inegável a importância dessa Turminha para as crianças do nosso país!!

    ResponderExcluir
  2. Emocionante! Postem mais coisas aí, turma.

    ResponderExcluir