Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Gibiteca de Fortaleza: Recanto dos Artistas e Produtores de Quadrinhos

Replicamos a seguir a matéria produzida pelo jornalista Eduardo Siqueira para o Jornal O Povo e O Povo online. No jornal o título da matéria era "O Recanto dos Gibizeiros", dada a falta de tato da expressão, o título aqui foi substituído. Segue abaixo o texto da matéria:

Poucos sabem, mas na Biblioteca Municipal Dolor Barreira encontra-se a Gibiteca Municipal de Fortaleza, um espaço público criado a partir do Orçamento Participativo (modelo de gestão adotado pelo antigo governo municipal que busca priorizar as demandas escolhidas pela sociedade) destinado ao acervo e à conservação de gibis das mais variadas épocas. “A proposta era criar um espaço de leitura jovem onde as pessoas pudessem se conhecer e trocar ideias. Desde a sua origem, a Gibiteca, através de seus vários períodos e coordenações, sempre teve uma programação de eventos voltada a conectar o público, os quadrinhos e os autores”, conta JJ Marreiro, coordenador do Fórum de Quadrinhos do Ceará.


Nos quase quatro mil títulos que compõem o acervo da Gibiteca Municipal pode-se encontrar títulos raros e antigos, como uma revista em quadrinhos d’O Fantasma dos anos 50, edições da revista O Tico-tico, primeira a publicar quadrinhos no Brasil em meados de 1900, e da Gibi, a revista brasileira de quadrinhos criada nos anos 1930 que popularizou o nome gibi. A Gibiteca é mantida majoritariamente através de doações, que podem ser feitas por qualquer pessoa que se interesse, desde que as revistas cedidas estejam conservadas, com capa, com a história completa e sem fungos ou traças, para que não comprometa os outros títulos.


Tanto a programação quanto a organização dos eventos na Gibiteca são preparadas pelo Fórum de Quadrinhos do Ceará em parceria com a Biblioteca através do trabalho da professora Herbênia Gurgel. A parceria entre os equipamentos é crucial para a manutenção de ambos, já que o fluxo de jovens para a biblioteca aumenta consideravelmente quando há eventos na Gibiteca e muitos alunos que vão à biblioteca acabam por visitar a Gibiteca.


Como todo equipamento público, a Gibiteca também tem deficiências que precisam ser sanadas pelo poder público. “A gente conseguiu organizar fisicamente melhor o espaço, as prateleiras chegaram, os equipamentos de seguranças. Mas as câmeras de vídeos ainda não foram instaladas”, relata JJ Marreiro. Ele explica que os equipamentos de seguranças foram enviados pela Secultfor e ainda encontram-se encaixotados, aguardando a instalação. Outra problemática vivida pela Gibiteca fica por conta da falta de funcionários efetivos no local. Segundo JJ, há apenas uma funcionária que vai à Gibiteca três dias por semana e nos dias em que ela não está presente, o espaço conta com a colaboração de alguém da biblioteca para suprir a ausência. Para ele, a solução seria a contratação de funcionários exclusivos para Gibiteca, como estagiários do curso de Letras ou de Biblioteconomia.



Por meio da assessoria, a Secretaria de Cultura de Fortaleza, o órgão responsável pela manutenção do espaço, disse que a nova gestão ainda está na fase de avaliação de todos os equipamentos de responsabilidade da pasta. Depois de concluída essa etapa, a secretaria vai analisar a possibilidade de contratação de funcionários para a Gibiteca, de acordo com o que constar no Plano Municipal de Cultura. Isso também é válido para a instalação das câmeras de segurança, que só será viabilizada depois dessa fase de avaliação. (Eduardo Siqueira - Especial para O POVO)
SERVIÇO
Gibiteca Municipal de Fortaleza
Onde: Avenida da Universidade, 2577 – Benfica
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 17h
Outras infos.: 85 3254 6041


Nenhum comentário:

Postar um comentário