Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

PROGRAMAÇÃO SALA FQCE ANIMA EXPO


ANIMA EXPO
SALA FÓRUM DE QUADRINHOS DO CEARÁ
ATIVIDADES E PROGRAMAÇÃO

Exposição

História das Histórias em Quadrinhos

No início eram apenas tiras: breve histórico; imagens de criadores e seus personagens; diversas tiras; revistas e livros de tiras; imagens de jornais;
Enfim surge os comics: histórico; imagens de comic books; editoras norte-americanas; formatos mais usados;
Mangá: O quadrinho japonês; imagens de mangás; mangás brasileiros e japoneses;
Quadrinhos no Brasil: histórico; imagens de HQs brasileiras, autores e editoras brasileiras; HQs originais brasileiras;
Quadrinho europeu: histórico; imagens de autores, revistas e artes; HQs originais europeias;
Revistas especializadas em quadrinhos: histórico; imagens; revistas originais;
Curiosidades sobre quadrinhos: textos, imagens e HQs originais;

Comissions (requisições)

Artistas desenhando artes encomendadas.
Regras para comissions:

1. Cada três revistas compradas na Banca do Brasil darão direito a uma caricatura;
2. Os desenhos por encomenda (comissions, artes diversas) ficarão tabelados em R$ 10,00 arte a lápis, Lápis + Acabamento: R$ 15,00 - para desenhos de um personagem apenas;
3. Não serão vendidas Caricaturas. Só haverá caricaturas para quem comprar 3 ou mais revistas na Banca do Brasil.

Convidados Especiais

Lederly Mendonça professor de desenho, pintura e quadrinhos e um dos artistas cearenses a estarem no projeto MSP 50 da Maurício de Sousa Produções, Lederly estará na sala do FQCE fazendo desenhos ao vivo em folhas tamanho A1 durante todo o evento. Além disso, 3 dessas artes serão sorteadas para os compradores de seu livro "A Espetacular Arte de Desenhar Quadrinhos", disponível na Banca do Brasil. Na compra do livro e mais 2 revistas da Banca, os fãs poderão ganhar uma caricatura em mangá feita pelo artista. Imperdível!

Contato: lederly.com.br

The Comics Café formado por Júlio Belo, João Belo e Fálex Vidal, o coletivo é um dos mais ativos e bem sucedidos de Fortaleza, lançando obras elogiadas por público e crítica. Além da mesa redonda com o trio, haverá horário para autógrafos com os artistas, cujas obras estarão disponíveis na Banca.

Contato: thecomicscafe.com

Quadrix e Diego José a incrível editora Quadrix, responsável por lançamentos em quadrinhos de grandes artistas brasileiros, como Fred Macedo, Zé Wellignton, Anilton Freitas e Alex Lei, marcará presença por meio de seu ilustre editor, Alex Magnos e um de seus mais novos parceiros, o quadrinista Diego José, responsável pelo quadrinho sucesso no FIQ, Oigo. Os dois estarão no evento para uma mesa redonda fenomenal sobre publicação independente.

Contato: quadrixcomics.com.br e thediegoshow.blogspot.com.br

The Comics Café, Alex Magnus e Diego José estarão das 14h às 15h, sábado (21), na mesa redonda Publicando Quadrinhos


Sessão de autógrafos com esse time na Banca do Brasil de 15:30 às 16:30, também no sábado.

Laboratório Espacial um dos mais ativos selos de quadrinhos independentes de Fortaleza, representado por JJ Marreiro e Fernando Lima, estará durante o evento em oficina, sessão de autógrafos, e em um espaço especial, onde os artistas falarão sobre quadrinhos, música, séries e novidades dos super-heróis cearenses no cinema!

Contato: laboratorioespacial.com

JJ Marreiro e Fernando Lima estarão no Café Geek, domingo (22), de 11h às 12h. No mesmo dia, JJ Marreiro ministra a oficina "Fazendo Quadrinhos", das 15:30 às 17h. Inscrições pelo link: http://animaexpo.com.br/workshop.php ou na mesa da Banca do Brasil (no caso de sobra de vagas).


Sessão de autógrafos Laboratório Espacial de 13:00 às 14:00, domingo (22).

Daniel e Liz Brandão um dos maiores formadores de artistas de quadrinhos do estado, Daniel Brandão lança com sua filha Liz uma coletânea em formato especial com as melhores tiras da dupla, num incrível momento de autógrafos. Lançamento especial exclusivo para o evento!

Contato: estudiodanielbrandao.com

Sessão de autógrafos Daniel e Liz Brandão de 14:30 às 15:30, domingo (22).

Luís CS quadrinista, professor de roteiro e coordenador do Fórum de Quadrinhos do Ceará, Luís Carlos Sousa (Luís CS) é uma das figuras mais atuantes da atual cena quadrinho do estado. Além de organizador oficial da Banca do Brasil, o ex-Kimota e editor do blog roteiroZ & Apneia, apresentará uma incrível palestra sobre os quadrinhos no Ceará.

Contato: roteirozeapneia.blogspot.com

Palestra "Quadrinhos da Terra: Um enfoque geral sobre o universo dos quadrinhos do Ceará" com Luís CS acontecerá no domingo (22), das 14h às 15h.

Banca do Brasil

A já consagrada Banca do Brasil, iniciativa do Fórum de Quadrinhos do Ceará, sai pela primeira vez de sua casa original, a Gibiteca de Fortaleza, para apresentar o que há de melhor em histórias em quadrinhos com artes originais e quadrinhos de grandes artistas em promoções especiais. Não deixem de conferir!

*Os horários aqui apresentados são passíveis de alteração. Confira no dia os horários finais.

3 comentários:

  1. Quero meu exemplar !!

    ==================
    Daniel e Liz Brandão um dos maiores formadores de artistas de quadrinhos do estado, Daniel Brandão lança com sua filha Liz uma coletânea em formato especial com as melhores tiras da dupla, num incrível momento de autógrafos. Lançamento especial exclusivo para o evento!
    ==================

    ResponderExcluir
  2. Imagina só:
    Seminário de Cultura Brasileira e Quadrinhos.
    Seminário de Responsabilidade Social na Comunicação Social.
    Palestra sobre Direito Autoral nos Quadrinhos.
    Marketing e Quadrinhos: Dá pra melhorar seu trabalho com pouco trabalho?

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estou fazendo um artigo pra faculdade sobre "as gírias nos quadrinhos da Paraíba e Fortaleza no período de 60-79" e preciso de 1 quadrinho de cada região para fazer minha análise só que estou tendo muito problema em achar esse tipo de informação. Ouvi falar q há quadrinhos da literatura de cordel, talvez tenha algum deste período?

    Talvez possam me ajudar a encontrar um exemplar ou algumas páginas de um ou uma descrição feita por alguém, um artigo, indicar um especialista ou qq coisa que o valha. Seria de imensa ajuda, nosso tempo está ficando escasso. Agradeço qualquer indicação seja de onde encontrar material ou algum quadrinista q tenha sido ativo no período.

    Grato. Carlos Cox, 5o Período de Jornalismo da PUC Minas.

    ResponderExcluir