Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

DQN 2012 - Cérebro a favor dos Quadrinhos


Cérebro. Essa palavra resumiu o encontro do dia 28 comemorando a data que marca a luta em prol da Cultura Brasileira manifestada na forma de Quadrinhos: O Dia do Quadrinho Nacional! Neste evento ficaram marcadas as características do público do DQN, formado por leitores de todas as idades, mas possuidores de um apurado senso crítico. Participatico, antenado, curioso, atuante, este público inteligente e diversificado foi o grande show do DQN 2012. (Nota: A data oficial do DQN é o 30 de janeiro, mas na Gibiteca de Fortaleza por questões operacionais é comemorada no sábado anterior mais próximo do dia oficial.)

O dia começou com a boa energia do Gibiarte, após o cancelamento das exições de vídeo. Os três espaços da Biblioteca Dollor Barreira utilizados este ano tiveram uma grande frequencia de público, o corpo técnico da biblioteca contabilizou 250 pessoas na lista de frequencia, o que significa um ótimo público dado as dimensões da Biblioteca.

A exposição Top 5 Brazuca (Colin, Maurício, Shimamoto, Watson & Ziraldo) rendeu bons momentos e principalmente gratas descobertas para aqueles que ainda não conheciam todos os 5 homenageados.

Os painéis foram diversificados e muitos ocorreram simultaneamente, oferecendo opções para o público. O receio da organização com os painéis simultaneos era de uma dispersão do público, mas todos os painéis e debates tiveram sala cheia.

A Banca do Brasil (coordenada por Luis CS) funcionou o dia inteiro e, é importante que se diga, o faturamento dobrou com relação ao ano anterior. Note que só havia Quadrinhos Brasileiros à disposição e muitos deles independentes.

Os painéis dos Lançamentos independentes, Turma do Limoeiro, MSP (com direito a mensagem do editor Sidney Gusman) resultaram em espaços lotados o tempo inteiro. Agradecimentos especiais ao Sidney Gusman pelo apoio epela mansagem, ao Zé Wellington por ter apresentado alguns dos painéis mais lotados do dia e à Turma do Limoeiro: Alex Lei, Walter Geovane, Ron Adrion, André Pinheiro e Éric Túlio por trazer ainda mais brilho ao DQN.

Daniel Brandão, Lene Chaves, Lederly Mendonça e Denilson Albano integraram o divertido papo sobre o MSP mediado por Marreiro. Klévisson Viana, que também publicou no projeto MSP participou da apresentação sobre Editais de Cultura, ladeado por André Dias, Eduardo Azevedo e César Belo que teve mediação do criador do Gibiarte João Belo Jr. Gabriel Peter, Eduardo Silva (grupo 24 Quadros), Lucas Fernando e Diego Silveira prestaram inéstimável colaboração ao longo do evento.


Apesar de algumas falhas na organização o público não deixou a moral baixar, elevando o nível dos papos, trocando idéias e deixando ricas sugestões para o aprimoramento do espaço da Gibiteca e das ações do Fórum de Quadrinhos.

O DQN é uma celebração da Arte Sequencial brasileira, seus autores e apreciadores, um evento desse tipo não seria possível sem o apoio da Direção e funcionários da Biblioteca Dollor Barreira, da Secultfor e principalmente das pessoas que apreciam o bom e velho Quadrinho Brazuca. Os japoneses, europeus e norte-americanos já tem seu espaço em nossas bancas. Porque não podemos ter também nosso próprio quadrinho ombreando essas outras produções? O Quadrinho Brasileiro é nosso, divulgá-lo é abrir espaços e expandir horizontes para nossa arte e nossa cultura.


Veja algumas imagens do DQN 2012 na Gibiteca de Fortaleza:


















3 comentários:

  1. Adorei participar das atividades do Dia Nacional do Quadrinho,foi muito prazeroso e gratificante.A toda equipe que trabalhou na organização desse evento PARABÉNS!
    Qual a data do próximo evento?não quero mais perder nenhum.Um gde abç a todos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o trabalho.
    Sou quadrinista independete do interior de São Paulo (São José do Rio Preto). Tenho o meu blog www.burraxa.blogstpo.com conde publico tiras e atualmente estão disponíveis as 12 primeiras páginas da minha HQ. Fica aqui o convite.

    Muita hq.

    Alex Sander

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Estamos iniciando uma campanha online para o lançamento do Almanaque do Louco, personagem da Turma da Mônica. Realizaremos diversas ações nas redes sociais, tendo em vista que é um dos almanaques mais desejados pelos fãs da Turminha. Gostaríamos de saber se há interesse por parte do seu blog em estabelecer uma parceria, para divulgação de informações e demais novidades.

    Por favor, entre em contato pelo e-mail equipe@revistaturmadamonica.com.br, caso haja interesse na parceria.



    Saudações,

    Equipe Revistas Turma da Mônica

    ResponderExcluir